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SIP Trunk: O que é e como funciona?

O SIP Trunk (também conhecido como SIP Trunking, Entroncamento SIP ou Tronco SIP) é a versão digital de uma linha telefônica analógica. Com o SIP Trunk, as empresas podem atualizar seus sistemas para um sistema telefônico digital unificado.

O SIP Trunk permite que qualquer empresa atualize seu PABX analógico para um sistema de telefonia comercial alimentado pela Internet.

Os administradores podem usar a tecnologia para aproveitar o poder do VoIP para consolidar os sistemas de comunicação empresarial, melhorar a qualidade das chamadas e economizar dinheiro.

O que é SIP Trunk?

Um tronco SIP (Session Initiation Protocol) é a versão digital de um tronco analógico que permite aos usuários realizar e receber chamadas. Um tronco SIP permite que uma empresa faça chamadas locais ou de longa distância pela Internet sem usar linhas telefônicas tradicionais.

As empresas geralmente adotam o tronco SIP para reduzir as despesas telefônicas ou tirar vantagem de recursos exclusivos da tecnologia em nuvem. Por exemplo, um sistema de telefonia digital é muito mais fácil de monitorar com ferramentas de análise que podem rastrear informações críticas sobre chamadas telefônicas comerciais, incluindo frequência, duração, qualidade de áudio e número de chamadas perdidas.

Esse recurso fornece à empresa dados importantes sobre como ela usa os sistemas telefônicos no trabalho diário.

Conclusão: a tecnologia por trás do tronco SIP o torna uma boa opção para empresas que desejam reduzir os custos da linha telefônica e obter acesso a recursos exclusivos em nuvem.

Como funciona o entroncamento SIP?

Em um sistema analógico, as linhas de tronco físicas conectam a central telefônica privada (PABX) da empresa à rede telefônica pública comutada.

Um PABX é uma rede telefônica privada que permite que os telefones do seu escritório se conectem entre si e com chamadores externos. Um sistema PABX permite rotear chamadas de entrada e saída e possui recursos avançados como bloqueio de chamadas e encaminhamento de chamadas.

Usando entroncamento SIP, uma versão virtual de troncos analógicos permite que um provedor SIP aproveite o hardware de PABX existente em uma empresa. Ele pode conectar efetivamente esse PABX à nuvem ao invés de diretamente à rede pública.

O entroncamento SIP faz isso com Voice over Internet Protocol (VoIP), que digitaliza a voz e transmite comunicações por uma rede IP. Em quase todos os casos, essa rede será a internet.

A tecnologia suporta os sistemas telefônicos de uma empresa, trazendo a escalabilidade da nuvem, os benefícios de custo reduzido. A substituição das linhas analógicas também pode melhorar a qualidade da chamada.

Qual é a diferença entre tronco SIP e VoIP?

As empresas às vezes usam o termo “tronco SIP” e “VoIP” de forma indiferente. Embora os dois estejam intimamente relacionados, eles são diferentes, e investir em VoIP não significa necessariamente investir em SIP.

A tecnologia VoIP permite que os usuários façam chamadas telefônicas via conexão de internet banda larga empresarial. Às vezes, isso também é chamado de “telefonia pela Internet” ou “telefonia de banda larga”. Você pode fazer chamadas pela nuvem ao invés da maneira tradicional.

O tronco SIP aproveita o VoIP para permitir que as empresas realizem e recebam chamadas por meio da nuvem. VoIP pode ser usado independentemente do SIP, usando protocolos de sinalização alternativos como H.323 e MGCP.

Assim como o SIP, esses protocolos são um conjunto de regras que ajudam o VoIP a determinar como ele estabelecerá ou desconectará chamadas pela Internet.
O H.323 e o MGCP funcionam de maneira um pouco diferente do SIP, mas todos os três protocolos têm aproximadamente o mesmo objetivo: aproveitar o VoIP para conectar e desconectar chamadas telefônicas usando a nuvem.

VoIP pode funcionar usando telefones digitais (telefones IP) e telefones analógicos. O VoIP usará uma caixa separadora ou dispositivo similar para converter um sinal analógico em um sinal digital que pode ser enviado pela internet.

Quais são as vantagens do SIP Trunking?

O SIP Trunking pode ser um investimento lucrativo para empresas que desejam digitalizar suas linhas telefônicas. Considere as seguintes vantagens ao decidir investir em uma atualização para SIP Trunking:

Acesso a recursos exclusivos da nuvem

O SIP Trunking permite o uso de análises SIP. Esses recursos podem incluir métricas de qualidade de chamadas, rastreamento de chamadas e triagem de chamadas. Essas informações podem ser inestimáveis.

Por exemplo, os clientes esperam respostas quase imediatas a reclamações e perguntas. Se eles não puderem entrar em contato imediatamente, poderão ficar frustrados.

Antecipar as necessidades do cliente é uma parte essencial de qualquer estratégia eficaz de atendimento ao cliente. Os dados sobre como sua equipe responde às chamadas telefônicas permitirão que você antecipe essas necessidades com mais eficiência e evite chamadas perdidas ou perda de clientes.

Custos operacionais mais baixos

Uma vez instalado, o entroncamento SIP pode reduzir significativamente o custo de um sistema telefônico comercial. O preço de um entroncamento SIP é normalmente menor do que o de uma linha telefônica analógica comparável. O entroncamento SIP pode proporcionar outras economias ao reduzir o custo de chamadas de longa distância e internacionais, números gratuitos e cobranças mensais adicionais. Essas economias costumam ser significativas.

Alta escalabilidade

Os sistemas telefônicos virtuais geralmente são muito fáceis de expandir. Se sua empresa precisar de linhas adicionais ou números gratuitos, você poderá entrar em contato com seu provedor de tronco SIP e atualizar imediatamente sem precisar de novo hardware. Isso pode ser um grande benefício para empresas que crescem rapidamente ou têm necessidades imprevisíveis de sistemas telefônicos.

Seu sistema telefônico pode aumentar ou diminuir conforme suas necessidades mudam, permitindo que você forneça instantaneamente números para novos funcionários ou reduza os custos do sistema telefônico quando as linhas existentes não forem mais necessárias.

Melhor qualidade de chamada

Os sistemas telefônicos baseados em tronco SIP oferecem melhor áudio do que as versões analógicas. Esses sistemas garantem que todas as chamadas tenham a banda larga necessária para fornecer áudio extremamente claro, ajudando a evitar ecos, chamadas estáticas e quedas.

O áudio de alta qualidade pode ser um sinal de credibilidade significativo. Quando a voz de um representante de vendas ou de um membro da equipe de atendimento ao cliente é clara, os clientes podem vê-los como mais profissionais e confiáveis.