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PABX em Nuvem: O que é e como funciona?

Este é um guia para orientá-lo detalhadamente sobre tudo o que você precisa saber sobre o sistema de telefonia em nuvem (também conhecido como PABX em nuvem ou PABX Virtual), explicando o que é e como funciona, além de demonstrar o porquê e como escolher um.

O que é um sistema de telefonia em nuvem e como ele funciona?

Um sistema de telefonia em nuvem é um sistema de telefonia VoIP acessível por meio de uma rede IP baseada em nuvem.

Ele é prestado inteiramente pela Internet e gerenciado de maneira remota, reduzindo os investimentos iniciais em infraestrutura de telecomunicações.

A implantação e configuração são rápidas e fáceis, poupando as empresas das despesas gerais de TI

Quais são as vantagens de um sistema de PABX em nuvem?

Empresas experientes e inteligentes estão se unindo à mudança para sistemas de PABX em nuvem pelos seguintes motivos:

Redução de Custos

Todas as empresas, especialmente as de menor porte, desejam reduzir ao máximo seus custos operacionais.

Um sistema de telefonia em nuvem é uma solução econômica, pois reduz significativamente o investimento inicial em equipamentos e os custos com manutenção (não há necessidade de servidores, centrais telefônicas, placa de ramais, etc.).

Na maioria das instalações de sistemas de PABX virtual, a única despesa é a compra dos telefones IP. O sistema está sempre pronto para crescer com o seu negócio e a empresa tem maior previsibilidade de seu sistema telefônico e melhor controle de seu orçamento.

Escalabilidade

Uma grande vantagem de usar um PABX virtual é a capacidade de crescer com eficiência. À medida que sua empresa cresce, seu sistema de telefonia na nuvem pode ser redimensionado para acompanhar o seu crescimento.

É tão simples quanto adicionar novos usuários, estejam eles em um escritório físico ou trabalhando remotamente. Isso o torna um dos melhores serviços telefônicos para empresas, especialmente aquelas em rápido crescimento.

Manutenção e administração limitada

Hospedado de maneira remota, um sistema de PABX virtual é gerenciado centralmente por provedores de serviços telefônicos, exigindo de seus clientes pouco conhecimento técnico para instalar e configurar o sistema.

A responsabilidade de manter o sistema atualizado também passa do cliente para o provedor de serviços, e as empresas passam a ter um sistema telefônico sempre atualizado sem precisar dedicar orçamento e recursos para mantê-lo.

A administração de um sistema de PABX virtual é simplificada, o que é muito útil para empresas com escritórios em locais diferentes. O gerente de TI pode alterar as configurações do usuário por meio da interface web a qualquer momento, em qualquer lugar, com apenas alguns cliques.

Mobilidade e Flexibilidade

Com um sistema de PABX em nuvem, a sede, as filiais e seus colaboradores podem ser unificados, desfrutando dos mesmos recursos. Para trabalhadores remotos, o escritório é onde quer que estejam, basta um acesso à internet.

Também é possível a utilização de aplicativos de softphone que permitem que os funcionários usem não apenas telefones IP, mas também desktops e smartphones como extensões do escritório para fazer e receber chamadas, permitindo que os funcionários trabalhem em casa ou em trânsito.

Além disso, os sistemas de PABX em nuvem facilitam a conexão de escritórios dispersos geograficamente em um sistema telefônico, e o administrador pode gerenciá-lo de qualquer local.

Falando nisso, outra vantagem é que as empresas podem ter números telefônicos de qualquer região, mesmo não estando nessas regiões.

Recursos úteis dos sistemas de PABX em nuvem

Os principais provedores de serviços de telefonia em nuvem oferecem recursos avançados ilimitados, como atendentes automáticos, conferência, correio de voz, fila de chamadas, etc.

Abaixo estão alguns recursos mais úteis e populares dos sistemas de telefonia em nuvem:

  • Gravação de chamadas;
  • Organização de fila de chamadas;
  • Atendimento automatizado;
  • Teleconferências;
  • Videoconferências;
  • Definição de horários de atendimento;
  • Monitoramento de chamadas;
  • Flexibilidade para incluir ou retirar ramais;
  • Geração de relatórios.

Um sistema de PABX em nuvem é adequado para você e quando é um bom momento para mudar?

Muitas empresas já adotam sistemas de telefonia em nuvem, outras estão em fase de migração, e algumas outras optam por manter um PABX local.

Considerando o tamanho, as necessidades e o orçamento, cada empresa terá seu próprio conjunto de requisitos.

Mudar para um sistema telefônico baseado em nuvem não é uma solução difícil. Porém, antes de fazer a migração, é crucial avaliar suas necessidades e as principais vantagens de suas opções.